"Quem não conhece Deus, mesmo podendo ter muitas esperanças, no fundo está sem esperança, sem a grande esperança que sustenta toda a vida" (Spe Salvi - Bento XVI)

domingo, 23 de outubro de 2011

Bento XVI: em direção às moradas celestes

O Santo Padre Bento XVI, acolhendo o convite do Cardeal Pell, Arcebispo de Sydney, inaugurou o novo centro de acolhida para os peregrinos provenientes da Austrália (chamado Domus Australia). Foi na tarde do dia 19 de outubro de 20011. Depois da Adoração ao Santíssimo Sacramento, ele fez um discurso, dos quais destaco alguns trechos que julguei importante compartilhar com vocês. Aliás, sempre que o Papa profere um discurso, há uma mensagem edificante e válida para toda a Igreja. Desejo inserir algumas palavras do Vigário de Cristo no blog, tantas vezes quanto possível. (Tradução a partir do italiano nossa, original em italiano pode ser lido aqui)

Cerca de um ano atrás, a primeira santa australiana, Mary MacKillop, foi elevada à honra dos altares e eu me uno a todos vós para render graças a Deus pelas numerosas bênçãos já enviadas para a Igreja em vosso País graças ao seu exemplo. Rezo afim de que ela continue a inspirar muitos australianos a seguir as suas pegadas conduzindo uma vida de santidade, ao serviço de Deus e do próximo.


O Senhor enviou seus apóstolos a todo o mundo, para anunciar o Evangelho a todas as criaturas (cfr. Mc 16,15). O acontecimento dessa tarde (a inauguração da Domus Australia) fala de maneira eloqüente dos frutos dos esforços missionários, por meio dos quais o Evangelho se difundiu até as regiões mais remotas do mundo, criou raízes e deu vida a uma comunidade cristã viva e próspera. Como todas as comunidades cristãs, a Igreja na Austrália tem consciência de percorrer um caminho cuja destinação última é para além deste mundo: como disse São Paulo, “A nossa pátria, na verdade, está nos céus” (Fil 3,20). Transcorramos a nossa existência terrena em viagem rumo àquela meta final,em que “aquelas coisas que olhos não viram, nem ouvidos escutaram, nem nunca entraram no coração do homem, Deus as preparou para aqueles que o amam” (1 Cor 2,9). Aqui sobre a terra, a longa tradição de peregrinação da Igreja aos lugares santos serve para lembrar-nos que estamos indo em direção ao céu. Pede a nossa atenção à vocação à santidade, nos leva sempre para mais próximo do Senhor e reforça-nos com nutrição espiritual para a nossa viagem.




Muitas gerações de peregrinos percorreram este caminho até Roma, de todo o mundo cristão, para venerar as tumbas dos santos Pedro e Paulo e aprofundar deste modo a comunhão com a única Igreja de Cristo, fundada sobre os Apóstolos. Assim fazendo, reforçam as raízes de sua fé e as raízes, como sabemos, são a fonte do sustento da vida.


Nesse sentido, os peregrinos a Roma deveriam sempre sentir-se em casa, e a Domus Australia desempenhará um importante papel em criar uma casa para os peregrinos australianos na cidade dos apóstolos. Todavia, as raízes são somente uma parte da história.


Segundo um ditado atribuído a um grande poeta do meu País, J:oahn Wofgang Von Goethe, existem duas coisas que as crianças deveriam receber os próprios pais: raízes e asas. Também da nossa santa mãe Igreja recebemos tanto raízes como asas: a fé dos apóstolos, transmitida de geração em geração, e a graça do Espírito Santo, transmitida sobretudo através dos Sacramentos da Igreja. Os peregrinos que estiveram nesta cidade voltam aos seus Países renovados e reforçados na fé e elevados pelo Espírito Santo na viagem adiante e em direção ao alto até as suas casas celestes.


Hoje, rezo para que os peregrinos que passam nesta casa retornem aos seus lares com fé mais firme, esperança mais alegre e amor mais ardentes pelo Senhor, prontos a empenharem-se com novo zelo na tarefa de dar testemunho de Cristo no mundo em que vivem e trabalham. Rezo também para que suas visitas à Sé de Pedro torne mais profundo seu amor pela Igreja universal e os uma mais intimamente ao Sucessor de Pedro, encarregado de nutrir e reunir o único rebanho do Senhor de todos os cantos do mundo. Confiando todos à intercessão de Nossa Senhora, Auxílio dos Cristãos e a Santa Mary MacKillop, dou-vos de boa vontade a minha Bênção Apostólica como penhor das alegrias que nos aguardam na nossa morada eterna.



© Copyright 2011 - Libreria Editrice Vaticana

Nenhum comentário:

Postar um comentário