"Quem não conhece Deus, mesmo podendo ter muitas esperanças, no fundo está sem esperança, sem a grande esperança que sustenta toda a vida" (Spe Salvi - Bento XVI)

sexta-feira, 9 de dezembro de 2011

Dos escritos de Santo Ambrósio: A graça de tuas palavras conquiste o povo

Fonte: blog Maranatha (tradução, destaques e adaptações nossos)

A graça das tuas palavras conquiste o povo 

Das cartas de Santo Ambrósio, bispo

Recebeste o sacerdócio e, estando à popa da Igreja, guies o barco sobre as ondas. Equilibres o timão da fé de modo que as violentas tempestades deste mundo não possam perturbar o seu curso. O mar é realmente grande, sem limites; mas não tenhas medo, porque “é Ele que a fundou sobre os mares e sobre as ondas a estabeleceu” (Sl 23,2).

Por isso não sem motivo, entre as tantas correntes do mundo, a Igreja continua imóvel, construída sobre a pedra apostólica, e permanece sobre seu fundamento firme contra o enfurecido mar em tempestade. É agredida pelas ondas mas não se agita e, embora com freqüência os elementos deste mundo quebrem-se em grandes colisões retumbantes, Essa tem todavia um porto seguro de salvação onde acolher aqueles que estão cansados. Se, pois, a Igreja é sacudida pelas ondas do mar, anda tranqüila sobre os rios, sobre aqueles rios sobretudo dos quais foi dito: “levantam os rios a sua voz” (Sl 92,3). Há, de fato, rios que fluem do coração daqueles que foram saciados por Cristo e receberam o Espírito de Deus. Estes rios, quando abundam de graça espiritual, levantam a sua voz.

Há, pois, um rio que se derrama sobre seus santos como um torrente. Qualquer um que tenha recebido a plenitude deste rio, como o evangelista João, como Pedro e Paulo, levanta a sua voz; e como os apóstolos difundiram sua voz da pregação evangélica com jubiloso anúncio até os confins da terra, assim também este rio começa a anunciar o Senhor. Receba-o então de Cristo, para que também a tua voz se faça ouvir.

Recolhe a água de Cristo, aquela água que louva o Senhor. Recolhe de mais lugares a água que deixam cair as nuvens dos profetas. Quem recolhe e transmite a água das montanhas para si, ou atinge as fontes, ele mesmo como as nuvens a derrama sobre os outros. Preenche então o fundo da tua alma, para que o teu terreno seja irrigado e regado de fontes próprias. Se preenche quem lê muito e penetra o sentido do que lê; e quem está preenchido pode irrigar outros. A escritura diz: “se as nuvens são cheias de água, a derramam sobre a terra”.

Os teus sermões sejam fluentes, puros, cristalinos, que teu ensinamento moral seja doce às orelhas das pessoas e a graças das tuas palavras conquiste os ouvintes, para que te sigam docemente onde tu lhas conduz. Teu falar seja pleno de sabedoria. Também Salomão afirma: “Os lábios dos sábios são as armas da Sabedoria (cfr. Pr 15,7), e ainda: teus lábios sejam bem aderentes à idéia: vale a dizer, a exposição dos teus discursos seja lúcida, brilhe claramente o sentido sem que haja necessidade de explicações adicionais; o teu discurso se saiba sustentar e defender por si mesmo e não saia de ti palavra vã ou privadas de sentido.

Nenhum comentário:

Postar um comentário