"Quem não conhece Deus, mesmo podendo ter muitas esperanças, no fundo está sem esperança, sem a grande esperança que sustenta toda a vida" (Spe Salvi - Bento XVI)

domingo, 11 de fevereiro de 2018

O CANARINHO E A ALMA CRISTÃ




Uma alma humilde e cristã  pode ser representada por um canário-da-terra. Presta atenção, minh’alma, e assemelha-te, tanto quanto puderes, a esse passarinho tão amável.

Sua beleza é rara por dois motivos. Primeiro, porque sua coloração flava e o seu gracioso canto diferem das demais espécies, sendo sua encantadora aparência absolutamente inconfundível, mesmo para quem pouco se dá com aves. Segundo, porque, por infortúnio, seu número é reduzido e pouco frequentes, conseguintemente, são suas aparições entre os homens.

Ocorre que, diante dos insensíveis, um canarinho passar despercebido e, ainda quando atrai os olhos e os ouvidos de gente assim, não lhes conquista logo o coração, tampouco merece sua atenção e, no mais das vezes, nem um pensamento ou comentário de louvor.

Se os presentes forem sensíveis, mas mercenários ou egoístas, tentarão prendê-lo já para com ele produzir dinheiro já para deleitar os sentidos privando-lhe de liberdade, mas aumentando-lhe a utilidade.

Já vês, alma minha, que se fores humilde e cristã, que diversidade de reações hás de despertar em teus circunstantes. Conquanto sejas formosa pelas virtudes e admirável pelos cânticos de caridade que ofereces ao Senhor, diferente das almas mundanas a ponto de te tornares facilmente reconhecível, no comum da vida serás pouco notada, porquanto existe uma multidão de insensíveis dos quais receberás tão somente desprezo, para os quais não representarás grande bem nem grande mal e pelos quais não será estimada, requisitada e apenas vagamente lembrada. E quando chamares a atenção de algumas, tentarão prender-te para tirar de ti injusto proveito e satisfação ilícita.

Vôa, pois, ó alma cristã, para Aquele Único que te amas e aprecias devidamente. Mostra teu colorido e entoa teus louvores perante Teu Deus. Pois não há de rejeitar-te Quem te criou e saberá valorizar-te o teu Autor. Que felicidade terás, ó canarinho divinal, quando alçares teu vôo perseverante e corajosamente, chegando tão longe e tão alto que já não te fores possível retornar. Assim se faça para teu bem e para a Glória de teu Senhor.

Amém.  



Nenhum comentário:

Postar um comentário