"Quem não conhece Deus, mesmo podendo ter muitas esperanças, no fundo está sem esperança, sem a grande esperança que sustenta toda a vida" (Spe Salvi - Bento XVI)

sexta-feira, 20 de dezembro de 2013

Fim de ano e reforma de vida

O ano civil vai chegando ao fim. E, mais importante ainda, o Natal do Senhor vai se aproximando. Certamente é um tempo propício para um bom exame de consciência, uma confissão bem feita e a renovação dos propósitos para o próximo ano.

Li o seguinte no meu livro de cabeceira (Filotéia, de São Francisco de Sales):

"(...) deves renovar assiduamente os bons propósitos de servir a Deus, com receio de que com o tempo recaias no primeiro estado ou, antes, noutro muito pior ainda, porque as quedas na vida espiritual nos colocam sempre muito abaixo ainda do que estávamos antes nas veredas da devoção. (...) É necessário que ao menos uma vez ao ano ele (todo aquele que cuida bem do coração), examine minuciosamente e cuidadosamente as suas disposições, para reparar as faltas que se poderão ter intrometido, renová-las inteiramente e procurar premunir-se quanto possível com a unção da graça que recebe na comunhão e na confissão. Este exercício (...) há de reparar as tuas forças debilitadas pelo tempo, há de reanimar o fervor de tua alma, há de fazer reviver em ti as tuas boas resoluções e reflorescer em ti todas as virtudes".

Não posso deixar este ano terminar sem reconhecer que essas palavras são carregadas de muita verdade. Eu mesmo pude experimentar neste ano, infelizmente, um retrocesso espiritual em algumas áreas que me levaram a um estado semelhante ou pior do que quando estava fora da verdadeira religião.

E como não recordar aquela passagem do Evangelho:

"Quando um espírito imundo sai do homem, anda por lugares áridos, buscando repouso; não o achando, diz: 'voltarei à minha casa, donde saí'. Chegando, acha-a varrida e adornada. Vai então e toma consigo outros sete espírito piores do que ele e entram e estabelecem-se ali. E a última condição deste homem vem a ser pior do que a primeira" (Lc 11, 24-26).

Deus nos ajude a cuidarmos bem do nosso coração para que seja uma morada agradável a Ele e imune às investidas dos maus espíritos. Nossa Senhora da Penha nos proteja a todos e nos ensine a ouvir e por em prática a Palavra de Deus.

Feliz Natal e um próspero Ano Novo a todos!